Obesidade – Causas e Como Combater

CuriosidadesDicas

Written by:

Views: 140

 

 

obesidade

Você está com sobrepeso ou obeso? Saiba como identificar.

 

A obesidade é uma das maiores doenças do mal da vida moderna. Segundo pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde, estima-se que pelo menos 1/3 dos adultos no mundo sofrem com a obesidade.

 

A obesidade é uma doença grave que acarreta problemas cardiovasculares, diabetes e outras doenças. Além de causar problemas como depressão e baixa autoestima.

 

Você está preocupado se o seu quadro já é considerado obesidade? Então vamos entender. O que é a obesidade?
A obesidade é um quadro de acúmulo de gordura que apresenta extremo risco a saúde. Para saber se um indivíduo é obeso, calcula-se o seu IMC (índice de massa corporal), onde o número para quadros de obesidade é igual ou maior que 30.

 

Qual o seu valor IMC ?

 

 

 

O IMC é calculado usando o seu peso, dividido pelo quadrado da sua altura, o valor resultante é comparado com os valores já estabelecidos, assim você saberá dentro de qual condição se encontra.

 

IMC = PESO kg / ALTURA m x ALTURA m

 

Pra facilitar vamos dar um exemplo:

 

João sabe que pesa 130 kg e sua altura é 1,77 m. Qual o IMC do João?

 

Ana sabe que pesa 73 kg e sua altura é de 1,65 m. Qual o IMC de Ana ?

 

IMC João = 130 kg / 1,77m x 1,77m
IMC Ana = 73 kg / 1,65m x 1,65m
IMC João = 41,49
IMC Ana = 26,81

 

Vamos comparar os resultados de João e Ana com a tabela de valores do IMC (índice de massa corporal).
IMC Condição Abaixo de 17 Abaixo do peso De 17,01 a 24,9 Peso ideal De 25 a 29,9 Sobrepeso

 

De 30 a 34,9 Obesidade moderada De 35 a 39,9 Obesidade severa De 40 a 49,9 Obesidade mórbida Acima de 50 Super obesidade.

 

Comparando os valores encontrados com os valores da tabela, descobrimos que Ana não está obesa, mas apresenta um quadro de sobrepeso, isto já é um alarmante para que a mesma comece a mudar seus hábitos, assim o seu quadro não evoluirá para a obesidade.

 

Já o João precisa urgentemente procurar um médico para ajudá-lo na mudança de vida, pois o João sofre com a obesidade mórbida.

 

Se identificou com algum dos casos, ou conhece alguém e quer ajudar ? Entenda como este quadro pode ser mudado.

 

Você sabe quais são as causas da obesidade?

 

 

obesidade causas

 

Hoje pesquisas comprovam que a obesidade está intimamente ligada a uma vida sedentária e ao consumo exagerado de refeições calóricas.

 

Também existem casos do surgimento do quadro de obesidade por disfunções metabólicas e fatores genéticos. O importante é identificar o problema e ir em busca de solução, viver bem de forma saudável.

 

 

 

Como Prevenir e/ou combater a obesidade?

 

 

obesidade combater

 

Se você não possui quadro de obesidade mais está com alguns quilos além do seu peso normal, o ideal é partir em busca de hábitos saudáveis. Avalie sua conduta. Você se alimenta bem? Pratica alguma atividade física?

 

É muito importante que você procure um médico para uma avaliação, a sua busca para uma vida melhor deve acontecer de forma saudável e consciente para que se torne um hábito.

 

Se você constatou que possui sim um caso de obesidade, então tá na hora de fazer de 2016 o ano da mudança de guarda-roupa.

 

O primeiro passo é procurar um médico para que ele avalie sua saúde, a obesidade na maioria das vezes é percussora de outros problemas, e é muito importante nesta etapa descobri se sua saúde está ok.

 

Juntamente com você o médico, você irá encontrar a melhor solução para o seu emagrecimento. Cada caso é um, e não existe fórmula mágica quando se trata da sua saúde.

 

Os tratamentos vão de recomendações de atividades físicas, dietas regradas, remédios para inibir a vontade de comer, até a cirurgia para redução de estômago.

 

Qualquer mudança de hábito requer muito força de vontade, requer foco e determinação. Se hoje, você acordou decidido a viver mais e melhor, saiba que estou junto com você.

 

 

 

Gostou, Compartilhe!
(Visited 100 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *